quarta-feira, 31 de março de 2010

Juan & Javier

Juan & Javier

Estava à conversa junto ao muro que dá forma à saída do Metro quando os vi e disse:
- Vou ali fotografar aqueles dois. (como se lá por achar que quero fotografar alguém isso signifique que alguém haverá de querer ser fotografado por mim)

O espírito do post já tinha começado – sem disso poder sequer desconfiar – umas boas semanas antes quando descia a Rua da Rosa à conversa. Vi uma loja que não conhecia. El Ganso. Soou-me familiar e o meu amigo assegurou-me de que não se falava outra coisa em Espanha. Gostei do que vi mas ando com pouca pachorra para lojas e pouco dinheiro para lá gastar. Ficou para uma próxima.

- Uma foto?
pode ser” disseram eles. Estranhei, espanhóis a falar português correctamente. “vivemos cá” explicaram. À noite tinha o e-mail da praxe a pedir as fotos. O agradecimento à minha resposta veio com um convite para visitar a loja deles, no 31 da Rua da Rosa. “Rua da Rosa”, “loja”, “espanhóis”, havia ali déjà vu. “El Ganso!” lembrei-me. Escrevi a perguntar e responderam-me precisamente o que queria ouvir (tenho um certo fetiche por coincidências, vocês não?).

A loja é gira, muito gira. Comprei um pull-over (repito, não nado em dinheiro, na verdade, não tenho bem onde cair morto; fiz-me entender? isso mesmo, aquilo nem é caro de todo). Pull-overs, casacos, calças, calções e ténis, muitos ténis. Para elas também. Vestidos incluídos. Daqueles que apetece tocar (ou levantar…dependendo de cada um, cada qual e do respectivo contexto)

P.S. – a minha paranóia por este blogue não chega ao ponto de comprar o que quer que seja para tornar um artigo mais convincente. Ou pelo menos… (ainda não). Vale a pena, a sério vale mesmo... 31 da Rua da Rosa

44 comentários:

Marta disse...

Adoro a combinação das sapatilhas com a roupa clássica, por mais non sense que possa parecer!

As coincidências dão sabor à vida ;)

Anónimo disse...

Adoro O ALFAIATE LISBOETA. A moda já é uma área que me alicia bastante, então tratada assim penso que é delicioso.
Este blog, já faz algum tempo, passou a ser paragem obrigatória quando eu me sento em frente ao computador e entro no mundo da web!
Juan & Javier, ganda estilo .]

Nessuno disse...

tem piada, eles almoçaram ao meu lado no outro dia e também reparei que para o empregado falaram português muito bom. fiquei logo a venerá-los, não é qualquer hermano que se submete.

p.s. a loja é muito fixe

João Cal disse...

Muy chula la foto :) Un abrazo a nuestros hermanos... y viva Ibéria!

Anónimo disse...

É CERTO QUE NA ESPANHA ELES SÃO CONHECIDOS. EU TENHO UMAS SAPATILHAS E ADORO. MAS NÃO SABIA QUE ELES VIVEM EM LISBOA.

GOSTO DA ROUPA COM UM TOQUE BRITISH TÃO COOL.

É TAMBÉM GOSTO DE COINCIDENCIAS, FOI ENGRAÇADO.

SALUDOS DESDE ESPAÑA.

uma Inês disse...

ok! Fiquei mesmo convencida.
E achei graça ao pormenor de levantar o vestido..

Anónimo disse...

Adorei os tênis!

Fico pensando, como é ser abordada por alguém na rua para tirar uma foto? Acho que ficaria meio sem jeito! :-)

A. disse...

Bom, ficámos todos a saber que, para além de não teres namorada, também andas teso... :)

Mais do que estilo, a foto resulta pela afirmação dos visados.

loja a visitar, no doubt.

Rui Sousa disse...

(muito) Bem vestidos e a transpirar (muita) personalidade.

Em relação à "El Ganso": é extraodinária.

Marota disse...

Buenos dias hermanos de la Cucaratcha, me gusta mucho vuestras sapatillas y vuestra mirada (look). Vosotros sois guapísimos, pero las saptillas, esas sí, me encantan non solo un ratito pero un montón. Inmensos besos calorosos y afectuosos de vuestra hermana, la Mutchatcha mas daddycool de Panibérica. Hasta la vista, vamos a la playa y non tengo dinero.
Marota

CÁTIA SILVA disse...

Adoro coincidências!
E adoro a forma como o Juan e o Javier estão vestidos =)
Cátia Silva gosta disto! lol... influências do facebook :p

o stressado disse...

http://ostressado.blogspot.com/

A MODISTA LISBOETA

Marota disse...

Olá Sr. Stressado, estive lá e vi! Realmente a ideia é genial, mas sabia que esta brincadeira pode-lhe ficar cara? ;) Se eu soubesse onde este banquinho está localizado, até ía lá no meu melhor comer um Rajá :D Com um bom advogado até devia render. Santa Ingenuidade.

Lourenço disse...

Caro Alfaiate,

Tenho seguido o seu trabalho com bastante interesse e digo-lhe: o seu blogue tem alma!

Surpreendeu-me no entanto, de início, quando explicou como tinha surgido esta ideia do Alfaiate não ter encontrado uma referencia ao blogue de Scott Schuman, Sartorialist, como a inspiração deste blogue. Do conceito, ao nome, passando pelo grafismo, o seu blogue é uma versão portuguesa (bem conseguida, diga-se), da ideia original de Schuman.

No entanto, mais surpreendido fiquei com este post publicitário, mascarado de reportagem.

A probabilidade de ter encontrado por acaso os dois sócios da loja, em Portugal, à saída do metro, vestidos dos pés à cabeça com roupa de El Ganso, aliado ao conteúdo do post, voltou a fazer-me pensar porque é que nunca referiu o Sartorialist no blogue.

A roda está inventada e não há mal nenhum em reinventá-la à nossa medida ou em ganhar dinheiro com o nosso trabalho.

Não lhe tira o mérito.

Tem um blogue do caraças e isso chega-me para voltar com frequência.

Keep the nice job.

Um abraço!

PS: El Ganso tem a sua loja principal na C/ Fuencarral de Madrid, embora para roupa 100% british, existe a Anglomania, loja multimarca, na C/ Serrano. A quem goste e vá a Madrid com frequência sugere-se uma visita.

Rui Quinta disse...

Lourenço, sei o Zé não vai ficar chateado comigo...
Vou resumir assim rapidamente porque tenho de ir para a bola.

Já teria ido jantar com o Zé se o que insinua fosse verdade. Teriamos ido festejar.
Relativamente ao Scott S. penso que basta ler a frase de apresentação do blog.
E já agora...Lourenço quê? Só para que não restem dúvidas.

Nessuno disse...

esta é a primeira vez desde sempre que comento num mesmo post mas nada custa reforçar que foi provavelmente naquele dia que os sócios almoçaram ao meu lado. Para ser mais específico, tomei brunch no Kaffehaus e partilhei a mesa adjacente com eles. Não sei se sabe onde fica Lourenço, mas é bem próximo do S.Carlos e por coincidência igualmente próximo do metro Baixa/Chiado. Sabendo que a loja é no Bairro Alto, não vejo grande proeza em encontrá-los ans imediações.

Quanto à Anglomania, tem um pormenor: as marcas que lá estão são bem caras tal como a maior parte das lojas da Calle Serrano. A El Ganso é um meio termo mais agradável =)

Anónimo disse...

Cierto en Serrano compran las mujeres de futbolistas, los futbolistas, y las famosas/os más ricos/as de España.
El resto de los mortales lo hace en calles como Gran Vía o Fuencarral, en otras muchas zonas de la ciudad.

José Cabral disse...

Lourenço,

guardo mais consideracao por certos anónimos qe aqui vêm insultar-me gratuitamente que por alguém que, sob o disfarce dum comentário elegante, vem insinuar que minto. eu cá gosto de chamar as coisas pelos nomes. e para mim, o seu comentário, é dos +manhosos que já cá apareceram. não só foi completa coincidência como não tive sequer a porcaria dum desconto no pull-over (e agora, depois de ler o seu comentário manhoso, dou graças a deus que não mo tenham feito)

p.s. - e o texto da Lacoste tb foi pago pela marca? e o da Labrador? e o da H&M?

João Cal disse...

Realmente é muito manhoso o comentário do Lourenço... Diz por um lado que não há referencias neste blog ao sartorialist e ao mesmo tempo diz que tem "seguido o trabalho com bastante interesse" só pode ser mentira ou pura azelhice.
Boa foto, com ou sem "desconto".

Anónimo disse...

fica o desafio:tentar fotografar homens bem vestidos e q simultaneamente sejam heterossexuais ; )

Marota disse...

Anónimo de 2 de Abril, 05:56:00, será que eles existam? Se por acaso existam homens heterosexuais bem vestidos, eles não se deixavam fotografar para serem expostos na Internete :D. Isto aqui parece-me que anda tudo à "tareia", mas de forma muito sofistiquée. Adoro assistir a desentendimentos destes em português, onde as palavras essenciais duma confusão (trafulha) portuguesa não sejam expressas. Desculpem pelo meu Português, mas é que tenho andado nos últimos aninhos muito emigrante - até parece que estou a ficar com um sotaque estranho, ando a trocar os "bês" com os "vês" e vice-versa...
Beijinho da sua eterna Faneca...

Anónimo disse...

Lourenço,

"A ideia não é original. Talvez já nem venha a tempo de ser inovadora. Mas porque as boas ideias não se têm apenas mas também se aproveitam, decidi criar O Alfaiate Lisboeta."

Penso que é bastante óbvio a que blog o alfaite se está a referir (mesmo exintindo uns quantos do mesmo género). Por isso abra a pestana antes de fazer comentários despropositados.

Cumprimentos,

Ana

Ricardo Matos, Lx disse...

Meu caro amigo anónimo, não é suposto este blog ser acerca de estilo? Completamente despropositado o seu comentário.

(Eu sou gay, e não deixo de visitar este blog por saber que também fotografam raparigas) ahah

Marota disse...

Olá Ricardo, tem toda a razão, mas sabia que o "ahah" no fim do seu post, faz com que o seu comentário se torne num Pleonasmo? Cumprimentos - Faneca Marota.

Anónimo disse...

Giros!!!

Maria. disse...

Deixem-se de esteriótipos... Os heterosexuais não têm estilo? Se o têm nao se deixam fotografar? Mas que raio de lógica é esta? A orientação sexual de uma pessoa não é caracterizada pelo que esta veste... É certo que os gays, regra geral, tendem a ser mais cuidados no que toca ao aspecto físico, mas isso não quer dizer que heterosexuais também não o sejam.
Ou vão me dizer que conhecem todos os fotografados e sabem da orientação sexual de todos eles?


Quanto à foto, muito boa. :)
As coincidências dão um gostinho à vida*

Anónimo disse...

Encontrei este

http://advancedstyle.blogspot.com/

no outro dia. É demasiado bom!

Avós com imenso estilo!

Anónimo disse...

ó Lourenço..vai dar banho ao cão..

Anónimo disse...

ó alfaiate..finalmente um texto objectivo e de acordo com a natureza do blogue..na resposta ao lourenço então..maravilha, tenha cuidado que estou a ficar fã..

Anónimo disse...

Adoro El Ganso!!!!!

Marota disse...

Adoro el mercado de Carcabelos!!!

Miguel Muñoz Duarte disse...

Nunca postei um comentário. Fica aqui a primeira vez e não sei se pelas boas razões...
O ser humano nem sempre centra a sua atenção, energia e foco onde interessa. Acham que interessa alguma coisa quem são as personagens que o alfaiate fotografa?
Eu até diria que, sabendo quem eram estes dois "pares de jarras", até o Alfaiate teria escrito mais e melhor, pois é a prova provado que qualquer anónimo tem alma, qualquer pessoa tem valor, qualquer foto tem matéria humana para o Alfaiate explorar.
No entanto, deixem-me dar-vos a má notícia de que não são os irmãos Alvaro y Clemente que lançaram a Marca em Espanha :-(
Lourenço, tens que investigar mais para seres realmente MAU e mais MANHOSO ainda. Continua a tentar ;-)

Marota disse...

Ó vizinho, desculpe lá, ando para lhe contar isto já há um tempo, mas tem-me faltado a coragem. Por isso quero aproveitar este momento de coragem para lhe a contar. Quem sabe o Sr. já a conhece, se sim desculpe lá este inconveniente. É assim:
"O espanholito diz a su padrito así: Papá, quando yo crescer yo quiero ser como usted. - Y por que, mi hijito perfetito?! - Pergunta o orgulhoso madrilenho. - Para tener un hijo como yo."

DMG disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
DG disse...

Já tenho uns ténis El Ganso (típicos) desde o Verão passado (comprados em Palma). Adoro quando estou "à frente" (que é raro) nestas coisas da moda e das marcas... lol
A marca é excelente e (o que não me surpreende, vindo do AL) de muito bom gosto.

Um abraço ao Zé.
DG

Anónimo disse...

Não há mais nada para dizer: estes rapazes são mesmo muito giros!!!!!

Juan & Javier. disse...

Obrigado a todos aqueles que expressaram as suas críticas, quer boas ou más, com respeito. Achamos que é a única coisa que pedem as pessoas que aqui aparecem.

Quanto à foto, gostamos muito Alfaiate...

Saludos a nuestros hermanos ibéricos!

Juan & Javier.

JoanaSilva disse...

Adoro o seu blog.
Sigo-o de forma mais ou menos constante desde o dia em que o encontrei - e já não me lembro mt bem como nem qaundo foi.
Gosto imenso das fotografias que cá costumam aparecer, mesmo que não se enquadrem no meu estilo. Ainda não vi uma única que não tivesse história (mesmo quando não têm mt texto a acompanhar).
Além de ver as fotos, leio aquilo que escreve, e gosto do que partilha connosco.
Sobressai que tem gosto no seu blog, e, atrever-me-ia a acrescentar, orgulho também.

Só tenho pena que muita gente ainda não tenha percebido que isto é muito mais que um blog de moda ou mesmo de estilo. Pelo menos, para mim, é. E acredito que para si também.

Com a maior estima,
JoanaSilva.

inês disse...

Vivo há 6 anos em Madrid e por isso já conhecia o El Ganso. Gosto e não gosto. Explico: não concordo nada com a ideia geral que passa por associar esta marca ao suposto "british cool". Na realidade é uma interpretação espanhola da moda inglesa, isto é o imaginário espanhol do que é ser inglês. Os modelos e o corte inspiram-se nos clássicos ingleses, mas a escolha das cores é completamente espanhola, alegre, quase foclórica. Por isso gosto, esta marca dá "pano para mangas" para uma análise antropológica da nossa identificação com a moda e com "os outros".

Anónimo disse...

olá!
Também é a primeira vez que comento, mas achei que desta vez valia a pena. Como muito já disseram, acho que a menção do Alfaiate ao facto de a ideia não ser original deixa muito claro quais são as influências do blog. E influências são a base de toda a criatividade.
De qualquer forma, acho que o mais engraçado neste blog, é a diferença que o zé lhe traz: gosto dos textos mais pessoais, espontâneos e menos politicamente correctos. Gosto que as pessoas, sejam de facto pessoas da rua e não ligadas à moda - e aí acho que o sartorialist é bastante mais «político» (no sentido de fotografar as pessoas certas) com líderes da industria a parecerem regularmente no seu blog - e que não sigam tanto a moda: são apenas pessoas com pinta natural.
muitos parabéns, zé! continua o bom trabalho.
A
PS: em relação ao «el ganso», a ideia foi sobretudo pioneira porque a marca existe desde antes do estilo preppy-coool estar na moda. confesso no entanto é que na hora em que provo, as coisas fico ligeirametne desiludida porque o corte deixa a desejar (se calhar, o problema sou eu, claro!).

ANNA disse...

adorei as sapatilhas : D

Fabrício Marques disse...

Hola

desde Madrid with love !!!

Realemente o Ganso deixa a desejar no corte dos blazers !!!

Os tênis eram super ideais a 2 ou 3 anos atras !!!

agora virou carne de vaca !!! todo mundo tem.

Na ESpaña já temos umas quantas lojas e outras marcas com modelos iguais !!!

já nem posso mais colocar, me dá raiva. adorava quando somente havia uma loja e era tudo muito mais exclusivo !!!!

Pelo menos agora em Lisboa é novidade !!!

Bj

adorando o blog !!!

Anónimo disse...

Beaux mecs!

Anónimo disse...

Combinação do casaco clássico com uns tenis fashion dão um trago à primeira visto estranho, mas que depois se entranha na perfeição. Os dois senhores sabem bem como se vestir (: